quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Modelos magras demais

A assessoria de imprensa da São Paulo Fashion Week (SPFW) enviou comunicado à imprensa hoje dizendo que a organização do evento está achando as modelos magras demais. Desde 2007, a SPFW é a única entre as principais semanas de moda do mundo a estabelecer novos padrões de participação nas passarelas para ajudar na prevenção de problemas extremos de saúde entre modelos. Junto com o Ministério Público de São Paulo, estabeleceu normas para preservar a integridade dos modelos presentes ao evento e ter garantias de estarem aptos a exercer a profissão.





Entre as medidas em vigor atualmente, está a necessidade de atestado médico garantindo a plena saúde e condições de trabalho, além de não se permitir menores de 16 anos nas passarelas e exigir alvará para as menores de 18 anos. Toda esta documentação é fornecida pelas agências antes da semana de moda. Além disso, lançou uma campanha com cartilhas de conscientização impressas e online distribuídas a pais, modelos e agentes.

Mas segundo o comunicado, desde o início desta temporada de outono-inverno, a organização tem notado com preocupação que algumas modelos estão muito magras. Como a maioria das modelos profissionais moram na Europa e nos Estados Unidos, onde atuam a maior parte do tempo, a direção da SPFW acredita que esta discussão tem que se dar em um âmbito internacional, onde de fato são estabelecidos os padrões e as exigências estéticas.




Por isso, desde a última segunda feira, segundo dia de evento, que termina amanhã, a SPFW está entrando em contato com organizadores das principais semanas de moda, editores das principais revistas, fotógrafos e formadores de opinião dos principais centros de moda na tentativa de estabelecer um documento com propostas de trabalho comum com regras conjuntas para reverter o padrão vigente.
Bela iniciativa!

Fotos Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário